Did you Know? Arcuates

Dis you know? Arcuates
Did you know? Arcuates

O jeanswear é uma indústria comoditizada, onde milhares de fabricantes competem com produtos incrivelmente semelhantes, utilizando os mesmos fornecedores de tecido. Uma marca de jeans se distingue da outra através de poucos fatores, afim de tornar-se icônicas.

Corte e qualidade são alguns destes diferenciais, mas a própria “força” da marca costuma ser o principal, principalmente entre os produtos mais populares. Isso acontece até mesmo em nichos mais fechados, onde produções em menor escala dividem fornecedores identicos, em alguns casos utilizando os mesmos insumos que as produções maiores. Ou seja, o que separa o produto de uma grande marca e o produto de uma pequena marca, nesse caso, é a forma como se comunicam e as características que essa comunicação associa ao produto e gera desejo pela marca.

Ao longo da história da calça jeans, uma das principais formas de conectar os valores da marca com a roupa são os “arcuates“, desenhos costurados nos bolsos traseiros que acabam sendo um dos detalhes mais marcantes e visíveis do produto. Essas costuras, que até podem ser funcionais, são uma espécie de assinatura da marca, que ajuda o consumidor a conectar o produto ao produtor. Os primeiros, e com certeza os arcuates mais icônicos de todos, são aqueles no jeans Levi’s, lembrando as asas de um pássaro.

Esses recursos, aparentemente triviais, ajudam os consumidores a diferenciar uma marca da outra. Pegue os jeans mais icônicos do mundo – a Levi’s – como exemplo. A invenção e proposta da calça jeans começou com os rebites de cobre, que reforçavam os pontos de estresse para aumentar a durabilidade. Eles foram patenteados pela Levi’s em 1872, aumentando bastante a vida útil das calças de trabalho. Com essa patente, a Levi’s tornou-se sinônimo de qualidade e dominou o mercado. Jeans Levi’s, Wrangler e Lee você encontra na BlackWood Barbershop Savassi!

.

Leave a Reply

Your email address will not be published.